12 de nov. de 2008

Pessimismo - Novo Karate Kid


Quem achou que o filme Karate Kid de 1984 contribuiu diretamente para uma não muito boa estereotipagem da nossa arte (afinal, que atire a primeira pedra quem foi obrigado a assistir, partindo de um leigo, a uma tosca encenação da famosa posição da garça), pode começar a xingar de novo. Na visão dos mais pessimistas praticantes da vida real, o velho Karate Kid além de ridicularizar o karatê, contribuiu para que os leigos criassem uma imagem errônea sobre a nossa arte, e tudo leva a crer que a situação se repita.

Em 2009 começam as filmagens para uma nova versão de Karate-Kid, dessa vez protagonizado por Jaden Smith de 10 anos, filho do artista Will Smith. Ele (o pai) será um dos produtores do longa juntamente com o veterano Jerry Weintraub.

De Will Smith podemos esperar só o conhecimento técnico de um produtor, pois sua carreira tem recheios de atuação e música. Weintraub esteve presente no primeiro filme, o que não é exatamente um consolo. Então vamos torcer para que a produção e roteiro contem com alguns karate-kas de verdade pra apitarem em algo.

Ainda sim é provável que o filme tenha divulgação atraente para captar tanto os velhos admiradores de Daniel-San quanto o público que odiou o primeiro filme, que estarão no cinema só para soltarem kiais de desgosto. A despeito do que vão achar gregos e troianos e de acertos e erros que elenco e produção vão cometer, após o lançamento do filme é de se esperar que a procura pelo karatê aumente e que os dojos encham como nunca. É o famoso "boom" que a indústria cinematográfica hollywoodiana costuma causar.

fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/3872/

Oss!
Ale

18 comentários:

Eduardo Ferreira de Souza disse...

Excelente postagem Ale. Sinceramente eu nunca entendi porque esse filme fez tanto sucesso! Ele foi pior que "A vingança dos nerds"!!! kkkkkkkk!!! Esses filmes sobre artes marciais que fazem sucesso só prejudicam. Eu lembro que na década de 70 o pessoal saía dos cinemas dando pulos e fazendo estrepolias devido aos filmes dos Bruce "qualquer coisa" (apareceram dezenas de imitadores de Bruce Lee, p.ex.: Bruce Li, Bruce Liang, etc) e proliferaram academias de pseudos-mestres dos mais bizarros estilos de luta!!! Boa sacada esse artigo!!!

Orion disse...

Realmente "Karatê Kid" foi muito pior para o karate do que foi bom.

Tudo bem, houve um Boom atráz de Dojos por curiosos mas a grande maioria dessa leva toda era formada de gente desinteressada movida exclusivamente pela empolgação (tanto que desse povo todo menos de 1% levou adiante o treinamento), foi nesse período em que todo mundo com quem vc conversava já tinha treinado alguma coisa durante um curto tempo. Muito comum ouvir "treinei karate e cheguei até a faixa tal...".

Particularmente acho que dependendo da abordagem que os caras darem ao filme dessa vez a história pode ser diferente. MAs do jeito que estão começando, ou seja, ator conhecido mas sem nenhuma experiência na arte, acho que o que vamos ver mesmo é só uma reedição de um velho pastelão.

Quem será o "Seu Miagui" dessa vez????

André disse...

senhor Myagy será o Mestre Sena do Shobudo ryu ou o Romim do Diogo kan rsrsrsrsrsrs

Eduardo Ferreira de Souza disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!
Já tô imaginando o Sena dando o 18º Dan pro garoto ou então o mesmo recebendo sua faixa-preta porque mandou um vídeo pro Romim!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

katana Tennem Rishin disse...

Como karate kid, conseguiu fazer sucesso?

Nem luta o filme tem pow...

Eduardo Ferreira de Souza disse...

ô Felipe, como não tem luta??? Tu não viu o famoso golpe da garça manca?????? kkkkkkkkkkk

katana Tennem Rishin disse...

hasuashuashasushauashuuhu

Mas o golpe foi muito rápido e nem deu pra arpoveitar..

ROMIM DIOGO disse...

o romim diogo fez um desafio aos internautas, mas ninguém conseguiu reproduzir suas sequencias de mão!
é que o karate diogokan é muito avançado para a maioria dos karatecas!
oss!

ROMIM DIOGO disse...

o pessoal do karate de contato então...
nunca consegueria reproduzir as sequencias diogokan, pois a cordenação deles é fraca nas técnicas de mão!
só conseguem chegar perto e bater!
O EDUARDO É FÃ DO ROMIM!

Eduardo Ferreira de Souza disse...

É verdade: Sou fã do Romim! Assim como eu era fã do Arrelia, do Torresmo e do Piolim (Do Bozo eu não gostava muito não)!!!
Também acho o Karate Diogogan, o famoso "Karate Sertanejo", muito bom. Tem um vídeo de um treino no saco de pancada que é excelente: Romim em zenkutsu aguarda 30 segundos, desfere oi tsuki e aguarda 45 segundos, desfere gyaku tsuki, pára o movimento do saco com a mão, aguarda mais 30 segundos e volta pra posição e recomeça a sequência!!! O Romim é ótimo e muito melhor que o Bozo!!!!

ROMIM DIOGO disse...

obrigado seito eduardo!
gostei de saber que até você, um garoto sem muita esperiência está aprendendo com meus videos didáticos!
eu também gosto do bozo!
treine que um dia você vai ser um campeão internacional como o tio romim!
é só aprender e treinar!
boa sorte e que deus o ajude!

ROMIM DIOGO disse...

gostei do karate kid.
divulgou muito o nosso esporte!

ROMIM DIOGO disse...

ROMIM DIOGO É O ATUAL CAMPEÃO BRASILEIRO PELA SKI.

Eduardo Ferreira de Souza disse...

Sei... Legal, né? Mas, afinal de contas, que diabos é SKI???????

ROMIM DIOGO disse...

SKI
SHOTOKAN KARATE INTERNATIONAL.

ROMIM DIOGO disse...

GANHEI TAMBÉM EM ABRIL O CAMPEONATO GOIANO DE KICKBOXING PELA WAKO.
NADA MAL PARA UM PICARETA, NÉ?

Eduardo Ferreira de Souza disse...

Olha Romim, de boa, ninguém vê você como picareta. Picaretas sabem que estão errados mas enganam para obter lucros. Você, ao contrário, acredita no que faz. A discussão está no âmbito da diferença entre o Karate tradicional e sua versão esportiva, sem contato. Óbvio que no meu entender e tenho certeza que de todos aqui, o Karate deve ter sua tradição respeitada e como arte marcial deve ser praticada corretamente. A versão esportiva se opõe às origens da arte. Isso faz marcialistas e esportistas terem visão e objetivos bem diferentes. Você uma vez propôs entregar uma faixa preta a quem enviasse um vídeo com alguns movimentos. Na nossa comunidade as pessoas se sentiram bastante ofendidas porém, em contrapartida, em outra comunidade composta na maioria por esportistas, gostaram e até enviaram vídeos!
Agora, pelas vitórias anunciadas, meus parabéns. Ainda que seja no Karate sem contato e sua modalidade em Kickboxing seja a semi-contato, entendo que denotou muita dedicação para conseguir a vitória. Como você e eu temos a mesma idade, reconheço todo o seu esforço. OSS.

ROMIM DIOGO disse...

OBRIGADO, EDUARDO.
EU NÃO OFERECI UM DIPLOLOMA DE FAIXA PRETA E SIM UMA FAIXA PRETA DA MARCA NAYKA, NÃO QUER DIZER QUE QUEM GANHASSE ERA UM FAIXA PRETA MAS SIM QUE TERIA UMA FAIXA PRETA DA NAYKA PARA USAR QUANDO FOSSE OU SE FOSSE UM.
OSS!