18 de abr. de 2011

Seiko Toyama Sensei - Um exemplo

Que a prática do karate traz grandes benefícios para o corpo e para mente, não é nenhum mistério. Mas existem alguns prodígios que servem pra provar a nata destes benefícios.

Uechi-Ryu é um estilo pouco difundido no Brasil e quando encontramos algum dojo acontece como na maioria dos estilos: dojos tristemente vendidos ao formato esportivo. Triste mesmo, porque o Uechi-Ryu é um dos estilos que mais impressionam tanto pela força quanto pela sua forma peculiar.

No Japão, porém, a forma original continua sendo preservada e o representante do Uechi-Ryu mais conhecido no ocidente é Seiko Toyama - 10º dan. Há aqueles que brincam dizendo que Toyama Sensei é o "mestre Kame do karate" (entendidos aqui são os que assistiam Dragon Ball), devido às suas impressionantes demonstrações: quando parado seu físico denuncia sua idade (74 anos, se formos levar em conta os últimos vídeos que circulam pela internet, em dezembro de 2011 ele completará 83). Quando inicia os movimentos de kata ou mesmo durante o aquecimento seus músculo saltam de forma impressionante. E não apenas isso, diferente do que acontece com muitos Senseis em idade avançada Toyama mostra que o tempo pouco limitou sua velocidade precisão. Toyama tem nas mãos o grande segredo da longevidade okinawana

Quem já viu um vídeo desse grande mestre sonha em chegar à velhice fazendo pelo menos metade do que Toyama Sensei é capaz de fazer. Quem não viu que conheça agora.

http://www.youtube.com/watch?v=jEmRVudozKA&NR=1